Facebook

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Escalada na Pedra do Romão em Cachoeira de Minas


Por Samuel Moreira.

E aí galera tudo em cima! 
A Pedra do Romão, ou Falésia do Romão fica em Cachoeira de Minas, no sul de MG, a 40 km de São Bento do Sapucaí! O Acesso a base das vias pode ser feito de carro, até uma área reservada para estacionamento. Este acesso é feito dentro da propriedade do Sr. Tonito Romão, então passe devagar, se puder se apresente, avise que esta entrando, não buzine e não assuste os animas. (Isso é o minimo para manter o local acessível a todos).

Foto arquivo: Samuel Moreira
Com aproximadamente 90 metros de altura a Pedra do Romão possui hoje mais de 40 vias de escalada, que variam do 4° ao 9c (BRA). Trinta e cinco vias do total já foram catalogadas em um croqui, restando algumas para atualização! 
O setor começou a ser desenvolvido em meados de 2005, por escaladores da região, dentre eles José Nunes de Pouso Alegre, e pelo escalador local Antônio Ribeiro. Nesta época foram conquistadas algumas das vias do local; Puberdade7a, Diedroaresta 7a, Tia Mada 6°, Supra Renal 5°. Eu comecei a frequentar o Romão em 2013, juntamente com a parceira Shirley Machado, e de la pra cá novas vias surgiram com ajuda de amigos e empresas que nos ajudaram com chapeletas e bolts, sendo algumas delas as vias: Colada 5sup, Vai Danada 7b, Religare 9a, Somebody Love 9c, Anita Makakita 7b, System of a Down 7a, entre outras. 
Joel (Jow) e Punk, na conquista da via Maísa. Foto arquivo: José Nunes

O estilo de escalada predominante é a escalada esportiva, com vias fortes e técnicas, em sua grande maioria sétimos, repletos de regletes!
Danilo Kleine no crux da via Vai Danada 7b. Foto Samuel Moreira

Paulinha Costa - Via Puberdade 7a - Foto Samuel Moreira

Já pra quem gosta de se aventurar ao estilo mais tradicional, há algumas fendas, vias mistas, para se usar aquela peça móvel e até o momento uma via que faz cume.
O pico é frequentado por escaladores das cidades vizinhas aqui da região, e agora com o upgrade no setor, e o fácil acesso às informações, escaladores de outros estados também estão frequentando o setor!

Foto arquivo: Samuel Moreira.
O croqui com as vias pode ser encontrado aqui no blog...na aba croquis! E em Croquipets espalhadas pelos setores!

Eliseu Frechou - Via Vai Danada 7b - Foto Samuel Moreira

Como chegar a cidade:
Para quem vem pela Rodovia Fernão Dias, é só chegar até Pouso Alegre e depois seguir as placas até Cachoeira de Minas.
Já para que vem de São José dos Campos, RJ pela Dutra, sentido São Bento do Sapucaí, é só continuar por mais 40 km e já estarão na cidade.
Para se chegar a pedra não tem erro. Chegando na cidade, próximo ao Mercado da Arte, siga pela ponte Melo Viana, mais uns 500 metros à frente têm uma bifurcação tripla (Dir. Meio. Esq.), siga a esquerda e fique atento a placa “Bairro Boa Ventura”, aí não tem erro, mais 3, 5km de estrada de terra boa, já se vê a pedra a sua direita em meio a Serra dos Machados.
Só para reforçar, seja educado com os proprietários, se abriu, feche todas as porteiras, evite gritos e palavrões. (Não é nada legal o proprietário estar descansando em casa e a galera "rezando" palavrões la na pedra).

ATUALIZAÇÃO 21/07/16 ->> LEMBRAR DE COLABORAR COM R$ 5,00 NA ENTRADA!

Novas conquistas são bem vindas, DESDE QUE RESPEITEM A ÉTICA DE ESCALADA LOCAL, abrir via só por abrir não agrega valor ao setor, começar projeto para não terminar também não, seja cauteloso, entre em contato para saber detalhes sobre possíveis projetos em andamento e novas linhas! 
Onde ficar:
Na cidade existem 2 hotéis, bem no centro da cidade.
Hotel Serrano. Rua Eduardo Tenório, 31. Fone (35)3472-1215 – Centro.
Hotel Central. Praça da Bandeira, 52. Fone (35)3472-1291 – Centro.
Onde comer:
Padarias, lanchonetes, bares, restaurantes.
Mais informações, procure por Samuel Moreira no Facebook, ou pelo telefone 35-984296851.

Abraço e boas escaladas.

Um comentário:

  1. Fui ontem visitar esta maravilha de point. Fquei feliz de ver o belo trabalho destes meninos, a quem parabenizo na pessoa do Samuel.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestões ou críticas.