segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Escalada na Pedra do Frade - Itajubá, MG.

Lá e de volta outra vez!

Por Samuel Moreira

E aí galera...mais um final de semana de escalada, na parceria do Luigi e do Paulada, em um setor fodástico em Itajubá, na Pedra do Frade! Hoje o setor conta com mais de 30 vias de escaladas, divididos em 4 setores, que variam do 4° aos 9°(BR). Vias esportivas extensas, com grande quantidade de abaulados, batentes e agarras gigantes, daquelas que enchem os olhos, ou melhor; as mãos! Esse é o diferencial do Frade em relação as demais rochas da região.

Pedra do Frade. Foto Samuel Moreira.

Betas:

O bacana, é que mesmo em dias de chuva pode-se escalar, no caso do setor Barcelona, devido a formação da rocha, e outra dica é escalar depois do meio dia, que é quando faz sombra em toda sua extensão, porem em algumas vias podem molhar. Use capacete, pois apesar das agarras serem bem sólidas, uma coisinha ou outra costuma se soltar e sair decolando...


Extensão da Via Vozes do Além...


Em dezembro passado,  os parças Luigi e Paulada, em nova investida, estenderam a clássica via Vozes do Além. A linha ficou irada, com quase 90  metros de altura, bons descansos e crux's de 7b, 8a e 8b...uma loucura nas alturas! A via tem sido procurada por escaladores e é a mais nova sensação do Frade! Neste final de semana quem esteve conosco e malhando a via foram os parças Vinicius Pugaciov e Alexander Vieira.



Luigi na via Verruga 8a - Foto Samuel Moreira

Paulada na via Vozes do Além - Foto Samuel Moreira

Uma infinidade de vias para todos os estilos e níveis, e é claro para iniciantes! E como a escalada feminina também esta em alta, com grandes nomes aí no cenário, a nossa parceira Carla, que anda apertando forte nas agarras, também foi conferir as vias...kmonn!


Carla na via Todo Mundo Começou um Dia, 4° - Foto: Luigi

A trilha até a base das vias é boa, mas um pouco confusa, alguns lances de trepa pedras e trechos inclinados, nada que possa atrapalhar um dia de escaladas! Em breve em alguns trechos terá de ser feito um trabalho de contenção, no setor Chegada, pra ajudar a galera na hora do perrengue da subida! Se for ficar até o entardecer, não esqueça  a lanterna para não se perder no pasto abaixo!

Marcelo Teo, Jhonny, Luigi, Eu e Paulada na base do setor Barcelona.


Luigi na Via Verruga - Foto Samuel Moreira
Croquis:
Setores de escalada da Pedra do Frade - Gibóia, Chegada, Barcelona e Casca
Croqui - Luigi Catapan

Enfim, o fim de semana rendeu mais uma vez, Luigi encadenou a via Up Time, 8b, de segunda entrada, que era seu projeto e Eu mandei a via Te pego de 4, um 7a com cara de B, a vista! Valeu pelos kmonns galéra! A via Sem Noção, 7C, que era meu projeto, tambem foi derrubado, valeu os betas! 

Como chegar:

A Pedra do Frade fica entre as cidades de Maria da Fé e Itajubá, no bairro Ano Bom...para se chegar até o setor, siga as placas para Maria da Fé, dentro da cidade de Itajuba. Após o Country Club, 5/6 km mais afrente,  passe por 5 ou 6 redutores, fique ligado a uma entrada a direita (estrada de terra) próximo ha um quiosque/bar e logo uma bifurcação, siga mantendo a esquerda, e mais alguns minutos já se pode avistá-la bem ao fundo. Pare o carro junto ao bambuzal, e depois caminhe por cerca de 30 min, sempre beirando a esquerda dos eucaliptos!

Comentem, curtam e divulguem, o esporte agradece!

Abraços e Boas Escaladas!!!

2 comentários:

  1. Poxa, aí sim hein! Com croqui e tudo! Agora eu valorizei! =)
    Parabéns;

    ResponderExcluir
  2. muito legal titio!!! A cada novo post mais uma mostra do incrível potencial consolidado na região, Só vai aumentando a vontade de escalar em todos estes picos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestões ou críticas.